Estúdio

Glossário dos principais termos das redes sociais

Para os mais jovens é mais fácil se comunicar nas redes sociais pela proximidade com as pessoas da mesma idade. Já para os mais velhos, essa tarefa pode ser um pouco mais complicada.

Acostume-se com esses termos, pois são cada vez mais frequentes nas redes. E a cada dia muitos inclusive se tornam obsoletos, dando lugar a novos termos e gírias.

Então segura esse glossário básico, e mais ou menos em ordem alfabética, para entender o que estamos falando!

Ac

Essas duas letras são a abreviação de “acompanhar”, indicando que o usuário comentou aquilo para poder acompanhar os comentários da publicação.

Aclamação

Uma pessoa aclamada na internet é uma lenda, alguém com muito sucesso. É usado principalmente para celebridades, mas também podemos usar para dizer que uma pessoa se saiu muito bem em algo.

Amada?

Essa simples expressão se tornou uma das mais usadas nas redes, sendo uma expressão de incredulidade, estranhamento e surpresa.

Dizem os boatos que isso se originou em uma entrevista com a Fafá de Belém, mas até então nada confirmado. Entretanto, essa brincadeira se espalhou tanto que surgiram inúmeras variações, como “Beloved?”.

Auge

Isoladamente, significa o ponto mais alto de uma estrutura, mas na internet, representa o máximo de ridículo que alguém pode chegar. Pode vir acompanhado na expressão “nega o auge”, uma forma de debochar o que alguém fez ou disse.

Porém, auge também pode ser usado para elogiar uma pessoa. Nesse caso terá algum elogio antes, para diferenciar o contexto.

Biscoito

Ganhar um biscoito, ou simplesmente biscoitar, é chamar a atenção. Postar foto sem camisa ou de biquíni para receber elogios, ou postar vídeos humilhantes e ridículos para ganhar comentários, é uma forma de pedir biscoito, e chamamos essa pessoa de biscoiteiro.

Uma provável origem do termo vem do costume que temos de oferecer biscoitinhos e petiscos aos cães. Eles chamam a atenção dos donos para ganhar um biscoito, e na internet algumas pessoas fazem coisas para receber atenção positiva ou negativa dos usuários.

Bomboclaat

Esse termo surgiu no Twitter em 2019 e acabou se tornando bem popular na rede.

Bomboclaat é uma expressão jamaicana que significa “que merda é essa?”, e é realmente uma expressão ofensiva no idioma, sendo associada à menstruação (que não deveria ser algo ofensivo, por sinal). 

Já no Twitter, ganhou o significado de “dê uma legenda a isso”, ou pode ser usado quando algo é muito estranho e chama atenção.

Cancelar

Se você usa o Twitter, provavelmente já viu inúmeras vezes alguém sendo “cancelado” na rede. Cancelar alguém é, de certa forma, uma forma de repúdio ao seu comportamento

Famosos como MC Biel já sentiram na pele o cancelamento. Depois de várias denúncias de assédio sexual, agressão física e comentários preconceituosos, o cantor viu os usuários criticarem suas atitudes nas redes, até parar de ouvir suas músicas e exigir que empresas e festivais parassem de contratá-lo.

Apesar das controvérsias da cultura do cancelamento, isso nos faz repensar nossas atitudes dentro e fora das redes sociais.

Chernobyl

Chernobyl era uma cidade na Ucrânia que se tornou inabitável depois de um acidente nuclear. Nas redes sociais, o termo representa uma pessoa ou situação tóxica ou extremamente desagradável.

Comeback

Essa expressão significa “retorno” e costuma ser usado na música pop oriental para indicar que um grupo musical voltou depois de um tempo fora de cena. Hoje pode ser usado também para falar que uma pessoa sumida voltou em grande estilo.

Crush

Esse termo já é bem popular, significa basicamente alguém que você gosta. Minha mãe diz que equivale ao termo “paquera” na época que ela era adolescente. De todo modo, chamamos de crush aquele amor platônico, até mesmo em relação à pessoas famosas.

Debut

Se essa palavra te lembra “debutante”, você está no caminho certo. Debut é uma palavra francesa que significa “começar”, que usamos nos famosos bailes de debutantes, onde as meninas começam a ser vistas como adultas, pela cultura popular.

Mas debut também veio da música pop oriental, indicando os artistas e grupos que estão lançando suas primeiras músicas. Debutar então é fazer sua estréia.

Exposed

Diretamente ligado ao cancelamento, fazer um exposed é expor uma pessoa ou situação na internet. Você pode ou não revelar nomes de pessoas na história, geralmente é feito com famosos, mas também pode acontecer com usuários comuns.

E quando mais de uma pessoa decide revelar detalhes sórdidos sobre a mesma pessoa ou situação, temos um exposed party, que seria uma “festa de exposição”.

Fada sensata

Uma fada sensata, como o nome sugere, é uma pessoa de bons posicionamentos. É a pessoa que se preocupa com os demais, amiga dos animais ou meio ambiente, valoriza minorias, defende os direitos humanos, e por aí vai.

Fandom

Um fandom se refere a um grupo de fãs de determinada obra, ou simplesmente uma comunidade de pessoas com gostos semelhantes. Os chamados fã-clubes. Era muito comum no antigo Orkut, através das comunidades, e hoje também podemos ver diversos fandoms em redes como Facebook e Twitter.

Você também pode encontrar o termo fanbase, que é semelhante ao fandom. Ele também se refere a uma tribo de fãs, mas a fanbase é mais específica. Dentro do fandom de bandas de rock, temos fanbase das diferentes bandas, por exemplo.

Fanfic

Fanfic é a abreviação de “fan fiction”, as histórias criadas pelos fãs de uma obra. Nesse sentido, contar uma fanfic significa inventar uma história.

Também pode ser chamada de fic e vir atrelada a uma nota. Se uma história parece muito falsa, podemos falar “1/10 essa fic aí”, para sugerir que ninguém acredita no que a pessoa disse. E quem inventa histórias é chamado de fanfiqueiro.

Faria

Se alguém disser que faria você, fique esperto. Fazer alguém nada mais é do que demonstrar interesse, ou usando termos mais diretos, ter relações afetivas ou sexuais.

Flop

Flopar é o ato de postar algo e não ter sucesso. Ser ignorado nas redes, fracassar em uma tentativa de gerar movimento. É usado também no universo da música. Um artista flopado é aquele que não conseguiu fazer sucesso com as suas músicas.

Gado

Dizer que alguém é gado demais representa os homens que fazem de tudo para chamar a atenção de uma mulher.

Pode confundir com biscoitar, mas tem uma diferença importante: o cara biscoiteiro posta fotos sem camisa ou exibindo “ostentação” para se fazer de superior. Já o cara gado vai comentar em todas as fotos da menina, pode querer pagar as coisas para ela, ou dizer coisas que agradam o ego dela para conseguir ter algo.

Gado também significa que alguém é massa de manobra. Vem do gado bovino, onde os bois apenas seguem a manada, assim como as pessoas que seguem os outros sem pensar a respeito.

Hitar

Esse termo vem de hit, que em inglês significa “acertar”. Mas nas redes, hit é fazer sucesso. Ao contrário do flop, que é postar algo e ser ignorado, hitar é quando você posta algo e recebe muitos comentários, curtidas e compartilhamentos.

O hit também veio da música, pois chamamos de hit a música que fez muito sucesso e está tocando em todos os lugares. 

Não confundir com HIIT, que é um tipo de treinamento.

Ícone

Um ícone é um símbolo ou algo marcante, e nas redes sociais é usado quando a pessoa é um exemplo pelas suas falas e atitudes. Pode ser considerado um sinônimo de fada sensata.

Também é normal vir acompanhada da expressão sem defeitos, indicando que a pessoa é realmente incrível no que faz e pensa.

Jantar

Se você estiver no Twitter, facilmente verá alguém jantando outra pessoa. Jantar alguém significa que essa pessoa deu uma resposta que encerrou a discussão ou que deu uma resposta perfeita.

Kibar

A expressão kibar significa postar um conteúdo como se fosse seu para ganhar audiência. É muito comum no Twitter, onde alguém posta algo que faz sucesso, e então outra pessoa publica no seu perfil como se tivesse sido pensado por ela para conseguir visualizações.

Pode-se dizer que é um termo para plágio, e portanto, não é bem visto nas redes. O termo surgiu pelo site Kibe Loco, famoso por publicar conteúdo sem fontes, e assim carregando a fama de plagiador.

Kpop

Lembra dos termos que vieram da música pop oriental? O Kpop nada mais é do que a abreviação de “korean pop”, o pop coreano. Inclusive, recomendo. 

A partir desse termo você vai conhecer os nomes de grupos desse estilo, como BTS, EXO, NCT, TXT, Blackpink, Red Velvet, entre outros.

Lacrar

Um termo que veio da comunidade LGBTQ+, lacrar significa “selar com fita”, e então se tornou uma gíria para se sair bem em uma situação. Ter uma resposta que cala as pessoas em uma discussão, por exemplo, é uma forma de lacrar.

Porém, com o tempo esse termo também ganhou uma conotação negativa, associado a fazer um exagero. Pessoas que criam problemas desnecessários são vistas como lacradoras.

Meme

Esse é um termo tão comum que é impossível que você jamais tenha ouvido falar, ou visto um. Ele surgiu em 1976 no livro O Gene Egoísta, de Richard Dawkins, representa uma ideia, conceito ou informação que se espalha rapidamente. Nas redes sociais não é diferente: um meme é algo com alta capacidade de compartilhamento, associado com brincadeiras e piadas.

Um meme na internet pode ser uma imagem, um vídeo, uma frase, praticamente qualquer coisa que faça as pessoas se identificarem e replicarem nas suas redes. E possuem alta velocidade, tanto de disseminação, quanto de desaparecimento. Algo que é um meme hoje, pode não ser mais lembrado daqui a uma semana.

Nojo

Apesar de usar esse termo para indicar algo desagradável, nas redes ser ou estar um nojo é se achar muito. As pessoas dizem que se tivessem ou fizessem alguma coisa, se achariam tanto com isso que dariam nojo.

NSFW

Sempre que estiver em alguma rede social e ver essa sigla, certifique-se que não tem ninguém por perto. É a sigla de “not safe for work”, que em inglês significa “não é seguro para o trabalho”. Sinaliza para conteúdos impróprios, como violência e sexuais.

Old que

Old significa “velho” em inglês, e nas redes sociais acabou se tornando uma gíria para indicar algo que todo mundo já sabia e dizer claro que sim ou claro que não.

OTP

OTP é a sigla de “one true pairing”, que em inglês significa “um par perfeito”. Representa o casal preferido de um usuário, bastante associado ao universo de livros, séries, filmes, quadrinhos, cartoons e celebridades.

Perdi

Quando alguém te disser que “perdeu tudo” nas redes sociais, significa que riu muito de alguma coisa, até gargalhar. É uma forma de dizer que perdeu as estribeiras, podendo ser em outros sentidos também.

POC

Esse termo costumava ser usado de forma pejorativa, onde poc é o homossexual afeminado. Veio do barulho de salto alto, ou também do som da pipoca estourando, sugerindo uma pessoa escandalosa. Hoje se tornou uma expressão amigável dentro da comunidade LGBTQ+, semelhante ao “mano” paulista.

Poser

Poser é a pessoa que diz ser quem não é, geralmente para agradar a maioria e receber seus biscoitos. É muito usado nos fandoms, indicando a pessoa que diz ser grande fã de uma obra, mas não tem conhecimentos básicos sobre ela.

Ranço

Bastante difundido nas redes, no sentido literal representa uma substância de cheiro e aspecto desagradável. Já nas redes sociais, ter ranço de alguém é ter um profundo desagrado ou ser uma pessoa muito insuportável.

Recebidos

Essa é uma expressão típica do Instagram, mas pode ser visto em outras redes que possuam seus influenciadores. Um recebido é um presente ou mimo que as empresas dão aos influenciadores para que eles divulguem a marca em suas redes.

É uma estratégia muito comum no Marketing de Influência, já que o influenciador acaba divulgando a marca para seus seguidores, e isso pode fortalecer as marcas. Por isso as pessoas usam o termo como forma de brincadeira quando recebem ou se dão um presente.

Roi

Para quem é do Marketing, Finanças e Gestão, essa é uma sigla que significa “retorno sobre investimento”, para indicar como anda o balanço de caixa. Porém, nas redes sociais esse termo significa algo completamente diferente.

Tudo começou com um vídeo do Mário Junior no TikTok, ou Izmaario, onde ele faz uma brincadeira de ter um encontro clichê com uma garota. Ele começa o vídeo falando “Oi, Letícia, né?”, mas o som sai como “roi”. Essa interjeição acompanha sua série de vídeos, representa um garoto tímido e apaixonado que supostamente faz as garotas se apaixonarem.

Isso se tornou um meme, onde as pessoas se cumprimentam com o “roi, Letícia, né?”, como se estivessem flertando, assim como vários outros contextos, como piadas do cotidiano.

Sco pa tu manaa

Essa expressão havaiana dominou o Twitter em 2019, e acabou desaparecendo depois de virar uma febre. Essa expressão significa “o que isso te lembra?” e passou a ser usada como um questionamento sobre algo específico.

Apesar de ter esse significado, aparentemente a expressão não existe no idioma, sendo criação de um cantor ganense, presente na música “Daavi Ne Ba”.

Shippar

Esse termo vem de “relationship”, que significa relacionamento em inglês. Basicamente, shippar é desejar que duas pessoas fiquem juntas

Quando você gosta de um casal, que esteja junto ou não, ele se chama shipp. Pode ser usado em casais na ficção, assim como em pessoas reais.

Apesar de ser semelhante ao OTP, a diferença básica é que o OTP é o casal preferido, enquanto o shipp é apenas um dos casais que o usuário gosta.

Spoiler

Usamos esse termo para indicar revelações de uma obra, para não estragar a surpresa das pessoas que ainda não chegaram nessa parte. Vem de “spoil”, que significa “estragar” em inglês.

Stalkear

Stalkear vem do verbo “stalk”, que no inglês significa “perseguir”. Stalkear uma pessoa é buscar informações sobre ela na internet ou também na vida real. Pode-se revirar as redes sociais da pessoa e de amigos em comum para saber gostos, lugares que frequenta, posicionamento político, ou até mesmo se está comprometido.

Stan

Também é um termo que veio dos fandoms, principalmente do Kpop. Stan é a abreviação de “stand”, que significa “apoio” em inglês. Ser stan de algum grupo musical é ser um grande fã deste, daqueles que estão dispostos a defender seus ídolos, garantir visualizações nos vídeos e buscar ser notado pelos músicos.

Stream

Esse termo está diretamente ligado ao primeiro. Streaming é uma plataforma multimídia, como Youtube, onde pessoas e empresas podem publicar conteúdo. E quando uma banda ou grupo musical lança uma música ou vídeo, suas fanbases podem se unir para aumentar as visualizações e colocá-los no topo das paradas. Isso é dar stream em alguém.

TBT

Sigla de “throwback thursday”, que significa “de volta à quinta-feira”. Usamos essa sigla para repostar e relembrar coisas do passado nas quintas.

Você já deve ter percebido que toda quinta muita gente reposta as fotos de viagens e acontecimentos marcantes, certo? É isso que significa um TBT. Só se certifique de usar essa sigla apenas na quinta-feira, senão perde o sentido.

Up

Se você ver várias pessoas comentando essa palavra em uma publicação no Facebook, não estranhe. Na língua inglesa, significa “subir”, e usamos nos comentários quando algo é importante e queremos que ele fique em evidência. Quanto mais comentários, mais a publicação fica em destaque.

Views

Significa “visualizações” em inglês, sendo um termo muito popular no Youtube. As views são as pessoas que visualizaram seus vídeos, então ganhar views é receber audiência nas redes sociais.

Viralizar

Esse é um termo análogo ao meme, pois também representa um conteúdo com alta taxa de republicação nas redes. O termo vem de “viral”, a capacidade dos vírus de contaminar outros organismos em um período de tempo.

Yag

Parece complexo, mas é a palavra gay ao contrário. Então usamos para falar de pessoas homossexuais.

Conseguiu entender bem os termos? Se tiver algum bem conhecido que achou importante e não está na lista, fala pra mim nos comentários.

Um abraço e até a próxima!

Referências

0 comentário em “Glossário dos principais termos das redes sociais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

GABRIEL BELLIA

Produção de conteúdo, gestão de marcas e mídias digitais.

Acho que Tenho Certeza

Aquela bagunça boa de textos sobre quase tudo.

Loucuras de Julia ♥

Moda, cultura e loucuras em um só lugar!

%d blogueiros gostam disto: